segunda-feira, 1 de março de 2010

Defumação

A Defumação é mais do que essencial para qualquer tipo de trabalho em um Terreiro de Umbanda. Geralmente acompanhada pelos pontos para este fim, os quais falaremos mais a frente, a prática da defumação tem como intuito a limpeza do ambiente e das pessoas, já que, ao queimarmos as ervas (arruda, guiné, alfazema, bejoim, etc), liberamos o poder energético aglutinado em meses ou anos absorvido do solo da terra, da energia dos raios de sol, da Lua, do ar, além dos próprios elementos constitutivos das plantas. Deste modo, projeta-se uma força capaz de desagregar larvas astrais que dominam a maioria dos ambientes humanos, resultado dos pensamentos negativos e desejos, além da má qualidade de vida, raiva, vingança, ódio, inveja, mágoa, orgulho e outras imperfeições.

Existem, para cada objetivo que se tem ao fazer-se uma defumação, diferentes tipos de ervas, que associadas, permitem energizar e harmonizar pessoas e ambientes, pois ao queimá-las, produzem reações agradáveis ou desagradáveis no mundo invisível.

Muitas vezes sentimos nossa casa e/ou nosso local de trabalho pesado, carregado, discussões e brigas ocorrem a todo instante, bem como planos que vão por água abaixo, etc. O ar está carregado com partículas Fluido-Negativas que aos poucos vai envolvendo cada um e tornando as coisas mais difíceis. Mas nada adianta realizarmos uma boa defumação se antes não mudarmos nossos atos, gestos e pensamentos para melhor, afastando de nós essa corrente negativa.

O descarrego feito pela defumação, destrói ''larvas'' astrais, limpando o ambiente de impurezas e facilitando a penetração de fluidos positivos. Para defumar um ambiente não tem segredo e qualquer um pode fazer, mas para isso precisaremos de Carvão vegetal, um Túribulo (que pode ser encontrado facilmente em lojas de Artigos Religiosos e custa baratinho) e um conjunto de Ervas (guiné, arruda, alecrim, alfazema, etc.) de preferência na sua forma natural ou em pequenos pedaços moídos e triturados.

Comece varrendo o ambiente, faça uma prece e logo em seguida acenda uma vela para seu Anjo de Guarda. Enquanto o carvão acende, feche todas as portas e janelas do ambiente e abra todas as gavetas, portas de armários e móveis que estão em seu interior. Feito isso, coloque o carvão dentro do Turíbulo e jogue 7 punhados generosos por cima do carvão em brasa. Comece o Ritual da porta dos fundos para a porta da rua, sempre ''cruzando'' os cômodos e se possível acompanhando com um copo de água na outra mão. Sempre que realizar essa prática, faça-a acompanhada de algum ponto de defumação ou alguma prece e sempre com pensamentos positivos e muita fé, além de muito respeito. Após ter defumado todo o ambiente e as ervas ainda não estiverem completamente queimadas, deixe o Turíbulo na porta de entrada do local até a hora que estiver frio ou as ervas queimadas por inteiro. Depois, despache a Água do Copo em água corrente e abra todas as janelas e portas, sempre pedindo de coração aberto que o mal vá embora e a felicidade, a harmonia, o amor e os bons fluidos permaneçam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário