terça-feira, 2 de março de 2010

O Poder da Curimba

Curimba é o nome que damos para o grupo responsável pelos toques e cantos sagrados dentro de um Terreiro de Umbanda. São eles que percutem os atabaques (instrumentos sagrados de percussão), assim como conhecem Cantos (Pontos Cantados) para as muitas “partes” de todo o ritual umbandista.

Esses pontos cantados, junto dos toques de atabaque, são de suma importância no decorrer da gira e por isso devem ser bem fundamentados, esclarecidos e entendidos por todos nós.

As ondas energéticas-sonoras emitidas pela Curimba, vão tomando todo o centro de Umbanda e vão dissolvendo formas de pensamento negativas, energias pesadas agregadas nas auras das pessoas, diluindo miasmas, ''larvas astrais'', limpando e criando toda uma atmosfera psíquica com condições ideais para a realização das práticas espirituais, atuando muito nos Chakras.

A Curimba é, sem dúvida nenhuma, um dos pontos de força mais fortes do Terreiro, controlando a ''descida'', a ''subida'' das entidades, assim como na hora da defumação, descarrego, etc, funcionando assim como uma sustentadora da manifestação das Entidades.

Alguns elementos que compõem a Curimba: Atabaques, Chocalhos e Adjás, todos esses instrumentos devem ser consagrados antes de serem utilazados dentro de um Templo (principalmente os Atabaques).


Axé

Nenhum comentário:

Postar um comentário