terça-feira, 2 de março de 2010

Vamos falar sobre Velas

Certo dia, acendendo uma vela aqui em casa mesmo, comecei a pensar no poder das velas nos Rituais (principalmente Umbandistas). Mas por que acender velas ?!

A Vela acesa dentro de um Terreiro tem a função de movimentar a 'energia ígnea'. A Umbanda, na sua essência e por ser mágica, trabalha com os elementos da natureza: – água, ar, terra, fogo, mineral, vegetal e mineral.

A energia ígnea, além de transmutar, é também um condutor energético. Esta energia é fundamental ao equilíbrio mental no campo da razão. A absorção dela é vital para que alcancemos um ponto de equilíbrio em todos os sentidos da Vida. Assim como cada substância tem seu ponto de equilíbrio, medido em graus Celsius ou Fahrenheit, nós também temos esse ponto. e dependendo da absorção dessa energia ígnea, tanto podemos acelerar quanto paralisar nosso racional, deixando de usar a razão e recorrer à emoção ou aos instintos. O uso religioso das velas justifica-se porque quando as acendemos, elas tanto consomem energias do prana quanto o energizam, e seus halos luminosos interpenetram as sete dimensões básicas da vida, enviando a elas suas irradiações ígneas e conseqüentemente nossos pedidos feitos.

Nota-se, dentro de um Templo Umbandista, que existem velas de diferentes cores e todas elas tem o seu propópósito. Um exemplo: Uma vela para o Orixá Ogum será sempre Vermelha. Quando acesa, vibra na mesma frequência e assim proporciona um resultado mais favorável.

Mas obviamente as velas não fazem o trabalho por si só. Mais uma vez, a nossa mente, nossa Fé e nossa confiança tem um alto poder dentro dessa Ritualística, já que o resultado esperado depende desses (e alguns outros) fatores.

A vela acendida para o Anjo da Guarda deverá sempre estar a direita de um copo d'água, que serve para captar as energias que poderão nos prejudicar. Lembrando sempre de coloca-la em algum lugar SEGURA, fora do trânsito de pessoas e SEMPRE num local elevado, acima de nossas cabeças.



Axé

Um comentário: