terça-feira, 2 de março de 2010

Pontos Cantados e Pontos Riscados

Ao adentrarmos em um Terreiro, seja ele de Nação ou de Umbanda, é muito comum ouvirmos cantigas que nos remetem ao pensamento de uma música. Na verdade são os Pontos Cantados, são verdadeiras preces de invocação das falanges, chamando-as para a atividade ritualística do Templo. A harmonia dos sons é de extrema importância, pois desta forma é gerada uma vibração que facilita a vinda das Entidades para darem a luz necessária à construção dos trabalhos, sendo assim considerados uma das maiores forças mágicas dentro da Umbanda.

Os Pontos Cantados acompanham o trabalho desde o ínicio até o seu fim, inclusive na hora da defumação, descarregos e em alguns Templos até na hora de ''Bater Cabeça'' (falarei disso mais tarde).

Já os Pontos Riscados são uma espécie de desenho feitos pelas Entidades incorporadas em seus Médiuns e possuem uma função mágica, podendo ter diversos significados. Cada Entidade porém, possui seu próprio ponto de identificação e vários outros para suas magias e mirongas. É uma espécie de, erroneamente falando, impressão digital da Entidade. Os Pontos Riscados geralmente são traçados com o uso de uma espécie de GIZ DE CALCÁRIO, mais conhecido como PEMBA. Esse giz mineral, além de ser consagrado para ser utilizado para escrita magística, também pode ser transformado em pó e utilizado de outras formas em preparações ou cerimônias ritualísticas, bem como mirongas e magias.

Axé a Todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário